Atores sociais e institucionais se reúnem para debater sobre regularização fundiária e habitação no RS

Compartilhe essa publicação

O primeiro Seminário de Regularização Fundiária e Habitação Popular atualizou pautas imprescindíveis para o âmbito das políticas habitacionais.

A Fracab (Federação Riograndense de Associações Comunitárias e Moradores de Bairros) em parceria com a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e com o apoio da Realize e Regularize promoveu nos dias nos dias 09 e 10 de março um rico debate entre agentes do Governo do estado, Governo Federal, Caixa econômica e lideranças comunitárias.

Na quinta-feira (09/03), a manhã foi reservada para o credenciamento e abertura oficial do evento, que iniciou com a presença do Secretário Estadual de Habitação, Fabrício Peruchin, que representou o Governo do Estado e o Diretor-Geral Adjunto do Departamento Municipal de Habitação, Luciano Vieira que marcou presença representando Sebastião Melo.

O primeiro painel do dia discutiu sobre a organização popular no enfrentamento dos problemas habitacionais e foi apresentado pelo Presidente Fracab, Arnobio Mulet e pelo representante da Direção COOTRAHAB, Mauro Munes. Ainda pela manhã tivemos um importante debate no painel que discutiu o programa habitacional Minha casa Minha Vida, apresentado pela Diretora do Departamento de Produção Social da Moradia, Alessandra D’avila Vieira.

O início da tarde foi marcado pelo presença do Superintendente de comercialização Corsan, Massiani Durgante e do Conselheiro Fracab no conselho da RGE, Leodomar da Rosa no painel que teve como propósito discutir a atuação das concessionárias no âmbito da Habitação de interesse social. Finalizamos a tarde da quinta-feira com um importante debate que explanou os desafios dos Municípios na aplicação da Reurb, contamos com a presença do Secretário de Habitação de Porto Alegre, André Machado e do Vereador de Porto Alegre, Airto Ferronato.

O segundo dia de seminário trouxe para a pauta a visão e posição de lideranças comunitárias no painel: Movimentos sociais auxiliando os municípios. O Presidente Nacional da Central dos Movimentos Populares, Raimundo Bomfim e a representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Karina Camillo, costuraram esse debate com maestria.

Na segunda parte da manhã, tivemos a oportunidade de discutir a Reubr no âmbito dos municípios com a Secretária Adjunta de Habitação e Regularização Fundiária de Porto Alegre, Simone Somensi, a Secretária de Habitação de São Leopoldo, Andreia Camillo e o Secretário de habitação de Eldorado do Sul, João Ferreira.

A habitação no Brasil é um problema complexo e multifacetado, esse debate destaca a importância da moradia para a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, por isso a importância de ser discutido em larga escala.

Dessa forma, somos capazes de aumentar a conscientização sobre a crise habitacional e discutir a criação de políticas habitacionais mais eficazes. Nosso propósito é que os governos, organizações e indivíduos continuem a trabalhar juntos para garantir que todos tenham acesso a uma moradia segura e adequada.

Para conferir a gravação da transmissão do seminário acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=iUdMtKb6NYA&t=7s
https://www.youtube.com/watch?v=qCqpEzPddsc

 

Data de publicação: 17/03/2023

Créditos: Nayara Monteiro

Créditos das Fotos: Nayara Monteiro

Publicações semelhantes

Sem Categoria

Regulariza Mais São Léo de Cara Nova

Nesta quarta-feira (18.11) líderes comunitários, autoridades, parlamentares e empresas parceiras lotaram o Teatro Municipal de São Leopoldo para testemunhar o lançamento do Programa Regulariza Mais

Olá, podemos te ajudar?
plugins premium WordPress